Somos mais felizes quando somos resilientes
- Simone Demolinari
- 3 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
“Resiliência psicológica” é um termo usado para descrever o indivíduo com capacidade de retornar ao seu estado psíquico original, após passar situações de sofrimento emocional.
Muitos confundem resiliência com “resistência”. São coisas diferentes. Uma pessoa resistente é aquela com maior aptidão para suportar pressão.
Geralmente aprenderam a ser assim desde novos e não esmorecerem facilmente. Já os resilientes são pessoas com uma personalidade um pouco mais frágil, porém, fortaleceram-se pois aprenderam a lidar com situação de estresse. Adquiriram experiência através da dor e conseguem transformar uma experiência negativa em aprendizado.
Ser resiliente é saber viver com sabedoria, encarando com leveza as adversidades da vida. Algumas característica das pessoas resilientes:
1) Aprender com os erros: não é fácil aprender com os erros. Na maioria das vezes reincidimos nele ou adquirimos um medo que pode nos paralisar. Pessoas resilientes conseguem transformar experiências negativas em aprendizado. Usam a flexibilidade para se adaptar e a criatividade para encontrar soluções alternativas. O filósofo Jean Paul Sartre nos traz uma boa reflexão: “O quê você fez com o que te fizeram?”. Uns sucumbem ao erro, enquanto outros se fortalecem.
2) Otimismo: impossível alcançar resiliência sem o otimismo de base. Pessoas otimistas sempre pensam que as coisas boas superam as ruins. São dotados de positividade alicerçada em fortes valores internos. Conseguem ver a oportunidade na dificuldade. São positivos e confiantes no futuro, mesmo quando inseridos num cenário desfavorável. Desenvolver o otimismo é fundamental para ter resiliência.
3) Boa estrutura de pensamento: os pensamentos são ondas que podem nos conectar a algo bom ou ruim. Os pensamentos vêm de forma aleatória e tendemos a voltá-lo, com mais intensidade, para emoções negativas como preocupação, raiva, ansiedade. Cabe a nós alterarmos a sintonia do pensamento. Uma boa comparação é um rádio: se a estação conectada não estiver tocando uma música agradável, podemos mudar a estação. Pessoas resilientes mudam a sintonia dos seus pensamentos para algo positivo.
4) Autodefesa: saber se defender é uma característica fundamental para adquirir segurança. Isso significa conseguir se posicionar em situações desfavoráveis, saber falar “não”, conseguir sair de situações constrangedoras e ou opressoras, etc. Indivíduos que se defendem são também mais resilientes, pois não são omissos consigo. Enfrentam a situação e carregam a sensação de lutar a seu favor.
5) Ambientes saudáveis: o ambiente em que vivemos afeta diretamente as nossas emoções e nossa qualidade de vida. Jim Rohn, palestrante motivacional, é também o autor da famosa frase: “você é a média das cinco pessoas com que mais convive”. A afirmação, embora sem comprovação científica, é amplamente aceita como verdadeira. Como se manter forte tendo um relacionamento familiar conturbado ou convivendo com pessoas críticas, negativas, traiçoeiras? Manter relacionamentos saudáveis é fundamental para a resiliência.
Posts recentes
Ver tudoMuitas pessoas dizem que felicidade não existe; o que existe são momentos felizes. Outras se dizem felizes o tempo inteiro, e ainda ...
Quando algo ocorre diferente daquilo que esperamos, temos sempre a tendência em procurar culpados. Há sempre uma grande dificuldade em...
Virada de ano é um momento propício para deixar para trás aquilo que não nos agradou e redesenhar o rumo da vida. As metas e intenções...